Monólogo



- Oráculo?

- Sim, moça.

- Você realmente consegue prever ou enxergar o futuro?

- Não. Quem te disse isso?

- Ninguém especificamente. Todos sabem que é isso que os oráculos fazem. Eles revelam o futuro ou o passado. Ou então o verdadeiro sentido das coisas.

- Não querida. Eu sou só uma projeção. Você me criou para poder perguntar a alguém as coisas que costuma perguntar a si mesma. Parece-me que você só consegue confiar nas suas próprias respostas, quando as ouve na voz de alguém.

- Parece ridículo perguntar se você na verdade for parte de mim.

- Não seja rasa. Tudo ao seu redor é parte de você e nem por isso você se acanha de viver.

- Até que me acanho da vida às vezes. Bem, o que quero saber na verdade... é... se um dia eu irei encontrar algo.

- Você vive encontrando coisas.

- Eu sei, mas às vezes eu me sinto sozinha.

- Então você quer saber se um dia irá encontrar alguém?

- Sim, é isso.

- Você encontra milhares de pessoas e fantasmas todos os dias. Mas me parece que você passa mais tempo com espectros do que com pessoas.

- Você está certo. Ou melhor, eu estou certa. Isso é ridículo.

- Bem... acredito que talvez isso signifique que você mudou.

- Eu? Como assim?

- Mudou, cresceu. Você acha que todo mundo que se casa sempre teve vontade de se casar? Não. Dizem que chega uma hora que todos querem alguém. É da natureza humana. Talvez por mais que você queira não tenha como fugir.

- Eu acho isso muito triste. Não me vejo dividindo todos os aspectos da minha vida. Com ninguém. Gosto de algumas pessoas. Gosto mesmo. Com algumas delas acho que até toparia dividir uma casa. Será que alguém estaria disposto a dividir só 50%?

- Como assim?

- É só um exemplo. Eu podia me casar com alguém e morarmos em casas separadas. Cada um cuida da sua casa... e podíamos fazer algumas coisas juntos. Como compras, faxina, jantar. Ou então podíamos dividir uma casa, mas uma amizade colorida? Uma coisa mais independente. Mais solta. Mais cúmplice. Eu não preciso de alguém que cuide de mim o tempo todo e também não quero ficar a vida toda cuidando de alguém, na verdade eu quero, mas não posso. Não é certo. Alguém tem de me impedir de fazer isso, de não aceitar. Sabe? Eu tenho predisposição a me anular, é de família.

- Entendo

-Cuidado é para quando houver fragilidade.  E para dias de festa, sexta-feira ou final de semana.

- A moça não pensa em ter filhos?

- Não nesse mundo. Se não tiver jeito, no novo. E ainda mais, eu tenho vontade de adotar. Nunca de ter. Já existe muita cria no mundo sem mãe. Difícil achar alguém que aceite isso também. Que mesmo que no recomeço eu não queria abrir minha madre.

- E é isso mesmo que quer encontrar?

- O quê? Uma criança sem mãe?

-Não. Refiro-me ao alguém.

- É sim, quero alguém que tope. Só isso. A gente inventa, e topa.

-Sei.

Silêncio.
- É meio triste você querer isso, moça. Triste mesmo. É nublado, mas não nublado com frio, é mormaço. Um dia escuro e abafado.

- Não gosto de dias assim.

- Acho melhor você deixar quieto. Se não quiser se trair, guarde esses desejos só pra você.

- Você realmente está sempre certo Oráculo. Sempre certo.

- É como dizem: A resposta para todas as perguntas concretas do Universo está dentro de você mesmo. Em nós, só não cabe o Supremo, o abstrato e esses espectros nos quais você tanto insiste.
 
 
 
 
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poético

Puerpério

Des-culpa