O que eu aprendi em 2016

1- Se você tem uma mudança a fazer por causa de uma situação que você não aguenta mais, é porque você aguenta as consequências e possíveis desdobramentos advindos dessa mudança. Faça o que precisa fazer, viver desejando morrer, não é vida.

2- Diga sim. Pratique. Mesmo que já tenha tentado, e dado errado no passado, mesmo que você tenha uma regra pra o assunto, quebre as vezes. E ao que você sempre diz sim, diga não de vez em quando. Isso renova você e suas relações.

3- Confie no amor. Mais difícil que encontrar com quem passar seus dias, é aprender a ser amada. Deixar que a pessoa nos ame dia após dia, mas da maneira dela, é um dos maiores desafios de existir.

4- Se mais do que uma impressão, pessoas que você considera importantes, realmente tentam impedir que você se sinta bem com suas escolhas, bloquei o acesso dessas pessoas ao centro do seu ser. Ou seja, não permita que as investidas tóxicas cheguem ao luar onde você guarda sua estima por si mesmo, suas motivações e onde você toma suas decisões. Sim, é preciso se tornar à prova de balas, quando ainda não se pode sair de perto da humanidade.

5- Estar perto não é físico. Existe um movimento em prol de valorizar as relações geograficamente próximas, de modo a priorizá-las, quer saber? Priorize quem te faz bem. Não tem nenhum desmérito em todos os seus amigos e amores serem virtuais.

6- Namoro à distância é ótimo. Não importa o que digam, não se feche a aproveitar um sentimento com alguém que está longe.

7- Viva apenas o momento. Sabermos que é importante aprender do passado e fazer planos, mas não se permita passar mais de 10% do seu tempo pensando nisso. Esteja presente no presente apenas, afinal, é a única dimensão onde você está existindo.

8- Abra mão do controle nas relações. Simplesmente se esforce a parar de tentar controlar as pessoas, seus sentimentos, pensamentos, reações, contingências. Isso tende a, primeiro, tentar você a manipular, segundo, você estará roubando o direito da pessoa a estar na relação enquanto se relaciona com a projeção dela que você criou.

9- Aprenda a esperar e respeitar o tempo do outro. A pessoa vai te contar quando se sentir à vontade pra isso. Se ela não contar nunca, é porque você não deve saber, sim, lide com isso. Simplesmente pare de tentar adivinhar e descobrir fatos sobre outras pessoas, independente da relação que tenha com elas. E se a frase que vem na sua mente é algo como: "E se a pessoa estiver me traindo? Vou ser feita de idiota?" Tenho nem o que te falar sobre esse medo de ser ultima a saber, terapia resolve,

10- Veja a si mesma como um jardim. Borboletas e pássaros vem e vão todos os dias, alguns retornam, outros não as ninguém além de você deve ser o centro ou a razão pela qual você cuida desse jardim. Cuide das suas raízes, de suas crenças, valores, seu substrato e dê o melhor a cada visitante que vier. Seja um bom jardim, mas seja por você, não seja gaiola.

11- Todos tem alguma família, mas "laços de sangue" não trazem amor e respeito implícitos. Forme sua tribo. Sua família tem o direito de não te aceitar como é, e você tem o direito de encontrar e ficar perto de quem aceita.

12- Deixe abraços durarem, olhos se encontrarem, lágrimas caírem, verdades escaparem, beijos acontecerem e feridas cicatrizarem.

Ps.: Estão no imperativo porqie estou falando bem brava comigo com a mão na cintura, pra não me deixar esquecer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poético

Puerpério

Des-culpa