8 de março

 Nem toda mulher ama flores...

...mas toda mulher já foi comparada a uma rosa no 8 de março ao ser resumida à delicadeza, beleza e perfume, como se fosse um objeto.

Nem toda mulher sofre calada...
...mas toda mulher em algum momento foi ensinada que essa é a forma mais segura e sábia de viver.

Nem toda mulher sangra todo mês...
...mas toda mulher já teve sua indignação deslegitimada em nome de uma suposta TPM.

Nem toda mulher se alegra em servir...
..mas toda mulher já foi colocada nesse lugar, mesmo ocupando outra função em casa ou no trabalho.

Nem toda mulher materna...
...mas toda mulher já foi responsabilizada por fazer sozinha a manutenção da vida de alguém, até mesmo de um adulto capaz de cuidar de si.

Nem toda mulher ama homens...
...mas toda mulher já foi tratada como uma perseguidora incansável da atenção masculina, ainda quando outras mulheres, ou a solitude lhe interessavam mais.

Nem toda mulher é delicada...
...mas a toda mulher é cobrado demonstrar eterna paciência, didática, e suavidade, mesmo em ocasiões onde a dureza se faz necessária.

Nem toda mulher busca um amor pra vida toda...
...mas toda mulher já foi chamada de carente, exigente e louca ao exigir respeito aos seus sentimentos numa relação.

Nem toda mulher quer se casar...
...mas toda mulher já sentiu insegurança ou raiva ao ser tratada de maneira desrespeitosa por estar sozinha, principalmente se mãe solo.

Nem toda mulher sempre foi vista como tal...
...mas toda pessoa que foi designada mulher ao nascer ou mais tarde se descobriu mulher, já foi estereotipada e inferiorizada em algum momento por isso, como se mulher fosse a pior coisa para alguém ser.

Vivemos tempos difíceis. As relações humanas se transformam e novos desafios se colocam para o reconhecimento de nossa humanidade para a garantia de nossos direitos. As lutas antigas e novas se acumulam.

Que possamos nos espelhar nas mulheres do passado e encontremos também, na organização e na luta coletiva, o apoio e as forças necessárias para driblar a condição de mulher que nos foi imposta e dar novas definições a nossa mulheridade.

Feliz dia Internacional das Mulheres! Que hoje celebremos o direito de narrar quem somos, escrever nossa história e lutar juntas por um mundo mais seguro e equitativo para as nossas sementes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poético

Puerpério

Des-culpa